Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Ciência da Computação

A área de concentração é caracterizada pelo estudo, desenvolvimento, avaliação, aprimoramento, e aplicação de teorias, métodos, linguagens, modelos e tecnologias da Computação. Neste sentido, são construídas ferramentas utilizadas por outros profissionais da área de Computação ou por usuários finais.

A ciência da computação aplica métodos e processos científicos para o desenvolvimento de produtos corretos, fazendo uso da interdisciplinaridade para combinar ciências ou habilitá-las com sistemas computacionais. Um sistema computacional busca resolver problemas integrando hardware, software, informações, pessoas, procedimentos e documentação.

No PGCC, a atuação na área de concentração escolhida envolve atividades em várias subáreas da ciência da computação, concentrando-se em duas linhas de pesquisa:

  • Software e Sistemas Computacionais;
  • Computação Inteligente.

Linha de Pesquisa: Computação Inteligente

Esta linha inclui pesquisas para o desenvolvimento e avaliação de metodologias, métodos e modelos computacionais inteligentes e sua aplicação na solução de problemas complexos oriundos de diferentes áreas de conhecimento. Estes estudos incluem soluções algorítmicas avançadas que modelam comportamento inteligente em sistemas computacionais e permitem extração de conhecimento, processamento analítico e reconhecimento de padrões em bases de dados. Nestas pesquisas serão propostas novas soluções para descoberta e aplicação de conhecimento, bem como o aprimoramento de modelos já existentes. Esta linha objetiva contribuir com avanços nas áreas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Ciência de Dados, Recuperação da Informação, Processamento de Imagens e Visão Computacional.

Linha de Pesquisa: Software e Sistemas Computacionais

Esta linha inclui pesquisas acerca de métodos e processos de desenvolvimento de software e sistemas computacionais, considerando sua concepção, projeto, construção, teste e implantação. Serão realizadas propostas, avaliações, aprimoramentos e validações de soluções relacionadas à lógica e infraestrutura de armazenamento, processamento e transmissão de dados, bem como a distribuição, comunicação e escalabilidade de sistemas computacionais. Além disso, as pesquisas nesta linha relacionam-se ao estudo voltadas à educação em computação e abordagens alternativas de aproximação e interação entre usuários e sistemas alvos. Esta linha objetiva contribuir com avanços nas áreas de Arquitetura de Sistemas de Computação, Engenharia de Software, Redes de Computadores, Tecnologias Assistivas, Jogos e Entretenimento Digital.