Atividades Curriculares

Além das disciplinas, os alunos deverão ser aprovados em atividades obrigatórias de Proposta de Dissertação, Exame de Qualificação e Pesquisa Orientada, conforme detalhado no regimento do PGCC. O prazo final para o cumprimento da Proposta de Dissertação é de um ano, o do Exame de Qualificação é de um ano e meio, e o de Pesquisa Orientada, de dois anos. Além das atividades curriculares obrigatórias, há também uma atividade curricular optativa de Estágio Docência que pode ser cursada por todos os estudantes com interesse em melhorar sua formação em práticas de docência durante o mestrado, devendo ser esta cursada obrigatoriamente pelos bolsistas da CAPES.

ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS

PGCC001 - Proposta de Dissertação

A Proposta de Dissertação é uma atividade obrigatória para o nível de Mestrado e deverá ser realizado até o final do 2º (segundo) semestre letivo a partir da data de matrícula inicial do discente com matrícula regular.

    • A avaliação da Proposta de Dissertação é realizada mediante pareceres sobre o trabalho por uma Banca Examinadora.
    • O aluno que não obtiver aprovação na Proposta de Dissertação, deverá realizar uma nova submissão em data que não ultrapasse o primeiro mês do semestre letivo subsequente ao estabelecido no caput deste Artigo.

Os critérios para programação, elaboração e avaliação da Proposta de Dissertação são definidos em norma estabelecida pelo Colegiado.

PGCC002 - Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação é uma atividade obrigatória para o nível de Mestrado e deverá ser realizado até o final do 3º (terceiro) semestre letivo a partir da data de matrícula inicial do discente com matrícula regular.

    • O Exame de Qualificação é realizado mediante defesa do trabalho perante uma Banca Examinadora.
    • O aluno que não obtiver aprovação na defesa do trabalho, deverá realizar uma nova apresentação em data que não ultrapasse o primeiro mês do semestre letivo subsequente ao estabelecido no caput deste Artigo;
    • Os critérios para programação, elaboração e avaliação do Exame de Qualificação serão definidos em norma estabelecida pelo Colegiado;
    • A defesa do trabalho do Exame de Qualificação só ocorrerá após aprovação prévia em Proposta de Dissertação.

Os critérios para programação, elaboração e avaliação do Exame de Qualificação são definidos em norma estabelecida pelo Colegiado.

PGCC003 - Pesquisa Orientada

A Pesquisa Orientada é uma atividade obrigatória e deverá ser concluída, no máximo, em até 24 (vinte e quatro) meses, contados após a data da matrícula inicial do aluno com matrícula regular.

    • Esse prazo poderá ser estendido por até, no máximo, 06 (seis) meses, mediante aprovação do Colegiado após avaliação do desempenho do discente e análise de justificativa emitida pelo(a) orientador(a) do mesmo.

A Pesquisa Orientada é concluída mediante:

    1. Aprovação de sua defesa de Dissertação de Mestrado perante uma Banca Examinadora indicada pelo Colegiado do PGCC ouvido o orientador;
    2. Comprovação de submissão de publicação de artigo científico em veículo qualificado, conforme normas específicas do programa;
    3. Aprovação prévia no componente Exame de Qualificação.
      • A banca examinadora deverá ser composta por, no mínimos, 3 (três) membros titulares e 1 (um) suplente, atendendo aos seguintes critérios:
        1. O orientador é membro nato e presidente da Banca Examinadora;
        2. Pelo menos um membro da Banca Examinadora deverá ser externo ao PGCC;
        3. Todos os membros da Banca Examinadora deverão ter titulação mínima de doutor;
      • A sessão de defesa será publica, e constará da apresentação do trabalho pelo discente e das arguições dos examinadores;
      • Excepcionalmente, a sessão de defesa poderá ser fechada para os trabalhos cujo conteúdo seja passível de proteção de propriedade intelectual, mediante solicitação do orientador e aprovação pelo Colegiado, sendo realizada exclusivamente para a Banca Examinadora, que deverá assinar termo de sigilo.

A Banca Examinadora deverá emitir, em sessão secreta, um parecer transcrito em ata com o resultado final da avaliação do trabalho do(a) discente, atribuindo um dos seguintes conceitos finais: Aprovado, Insuficiente ou Reprovado.

A atribuição do conceito Insuficiente implicará o estabelecimento do prazo máximo de 6 (seis) meses para reelaboração do trabalho e nova apresentação, preferencialmente para a mesma Banca Examinadora, desde que não seja excedido o prazo máximo de 30 (meses) da permanência do discente no PGCC.

    • Em caso de atribuição de outro conceito Insuficiente, o discente será́ desligado do PGCC.

Os critérios para programação, elaboração e avaliação da Dissertação de Mestrado são definidos em norma estabelecida pelo Colegiado.

ATIVIDADES CURRICULARES OPTATIVAS

PGCC034 - Estágio Docência

O Estágio Docência é uma atividade optativa para o nível de Mestrado que pode ser cursada por todos os estudantes com interesse em melhorar sua formação em práticas de docência. Por outro lado, todos os bolsistas da CAPES devem realizar esta atividade obrigatoriamente até o final do 2º (segundo) semestre letivo a partir da data de matrícula inicial do discente com matrícula regular.

    • Ementa: Realização de estágio de docência na graduação, em componentes curriculares relacionados à área de computação.

Os critérios para realização de Estágio Docência são definidos em norma estabelecida pelo Colegiado.