Currículo

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do curso de mestrado divide-se entre as atividades obrigatórias e disciplinas obrigatórias e optativas. São requeridos um mínimo de 24 créditos para a titulação,  devendo o aluno completar 8 créditos em disciplinas obrigatórias, entre 4 e 12 créditos em disciplinas obrigatórias de formação básica e entre 4 e 12 créditos em disciplinas optativas, além das atividades obrigatórias (sem creditação). Veja também nosso FAQ.

Atividades Curriculares Obrigatórias

PGCC001 - Proposta de Dissertação

Ementa:

Elaboração de proposta de dissertação de mestrado. 

Bibliografia:


PGCC002 - Exame de Qualificação

Ementa:

Elaboração de relatório de qualificação de dissertação de mestrado. 

Bibliografia:


PGCC003 - Pesquisa Orientada

Ementa:

Elaboração de dissertação de mestrado. 

Bibliografia:


Atividades Curriculares Optativas

PGCC034 - Estágio Docência

Ementa:

Realização de estágio de docência na graduação, em componentes curriculares relacionados à área de computação. 

Bibliografia:


Disciplinas Obrigatórias

PGCC004 - Metodologia de Pesquisa I

Ementa:

O Método Científico. Metodologia da pesquisa em computação aplicada. Pesquisa Interdisciplinar. Leitura analítico-crítica de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos científicos em congressos (pôsteres e apresentações orais). Bases de dados para pesquisa acadêmica. Revisões de literatura. Visão geral de métodos quantitativos, qualitativos e mistos. Visão geral de design de pesquisa de acordo com os métodos: objetivos, questões de pesquisa, hipóteses, escolha de métodos. Papéis do orientador e do orientando. Ambiente de pesquisa: conferências, periódicos, sociedades científicas e órgãos de fomento. Indicadores de qualidade e produtividade em pesquisa. Revisão por pares. Processo de avaliação de trabalhos na pós-graduação. Escrita de textos científicos.

Bibliografia:


PGCC005 - Metodologia de Pesquisa II

Ementa:

Design de pesquisa: objetivos, questões de pesquisa, hipóteses, escolha de métodos. Noções básicas de análise estatística para pesquisa: revisão de probabilidade, sumarização de dados medidos, erros em medições experimentais, intervalos de confiança, análise de dados empíricos para confirmar uma teoria, análise de dados empíricos para confirmar uma relação. Estratégias de pesquisa quantitativa: delineamento e análise de experimentos; delineamento e análise de levantamentos (surveys). Estratégias de pesquisa qualitativa: abordagens, coleta e análise de dados.

Bibliografia:


PGCC006 - Análise e Projeto de Algoritmos

Ementa:

Análise da eficiência de algoritmos: uso da notação assintótica, relações de recorrência.  Técnicas de projeto de algoritmos: força bruta, indução, divisão e conquista, programação  dinâmica, método guloso. Algoritmos fundamentais para busca, ordenação e seleção. Limite   inferior para ordenação com comparações. Algoritmos fundamentais para problemas em  grafos: percursos em largura e em profundidade e suas aplicações, árvores mínimas, caminhos mínimos. 

Bibliografia:


Disciplinas Obrigatórias de Formação Básica

PGCC007 - Engenharia de Software

Ementa:

Processos e práticas de software. Métodos ágeis. Requisitos de software. Modelagem de software e UML. Arquitetura e design de software.  Implementação e testes de software. Evolução e manutenção de software. Implantação de software e DevOps. Reuso de software. Estimação, medição e qualidade de software. Realização de um projeto prático de construção de software.

Bibliografia:


PGCC008 - Sistemas de Computação

Ementa:

Conceitos e técnicas para avaliação de desempenho; modelos de desempenho; introdução à teoria de filas; construção e análise de simulações; experimentação: benchmarking e monitoração. Organização e arquitetura de computadores. Concorrência. Sistemas operacionais. Redes de computadores. Sistemas paralelos e distribuídos.

Bibliografia:


PGCC009 - Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina

Ementa:

Pré-processamento de dados. Estatística Descritiva. Extração e Seleção de Características. Limpeza e Transformação de Dados. Análise Exploratória. Visualização de Dados. Aprendizado supervisionado e não-supervisionado. Modelos lineares, não-lineares e probabilísticos. Bias/Variance. Classificação. Agrupamento. Regressão. Regras de Associação. Avaliação, Comparação e Validação de Resultados. 

Bibliografia:


PGCC010 - Banco de Dados

Ementa:

Conceitos básicos de bancos de dados. Modelos de dados e linguagens. Projeto de bancos de dados. Aspectos operacionais em sistemas de banco de dados: processamento de consultas, recuperação de falhas, segurança, integridade e controle de concorrência.

Bibliografia:


PGCC020 - Redes e Sistemas de Comunicação

Ementa:

Princípios de comunicação em rede: meios de transmissão, arquiteturas e protocolos de rede. Fundamentos das comunicações na Internet: roteamento e endereçamento. Serviços de rede e protocolos de aplicação. Análise de desempenho de redes. Qualidade de serviço e aplicações em tempo real. Tolerância a falhas e disponibilidade de redes. Segurança na Internet. Redes móveis e mobilidade. Redes em malha e redes de alta velocidade. Redes de sensores e Internet das Coisas. Princípios de comunicação em redes complexas: redes industriais, redes veiculares e redes densas.

Bibliografia:


Disciplinas Optativas

PGCC011 - Computação de Alto Desempenho

Ementa:

Conceitos em computação de alto desempenho. Arquitetura de Sistemas Paralelos e Distribuídos. Modelos de Paralelização e Distribuição de Dados. Algoritmos de alto desempenho. Ferramentas e Aplicações.

Bibliografia:


PGCC012 - Computação e Educação

Ementa:

Tendências em educação em computação: pedagogias, currículo, linguagens e ferramentas. Aprendizagem de programação. Computação na educação: ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem colaborativa apoiada por computador, software educacional, educação a distância mediada por computador, tecnologias assistivas. Tendências em computação na educação infantil, fundamental, média, superior e continuada. Abordagens de pesquisa qualitativa em computação e educação: estudo de caso, etnografia, teoria fundamentada, fenomenologia e pesquisa-ação. Técnicas de coleta de dados e análise de dados qualitativos. Métodos quantitativos em computação e educação: surveys e experimentos. Métodos mistos.

Bibliografia:


PGCC013 - Educação Especial e Tecnologias Assistivas

Ementa:

Fundamentos da Educação Especial, Inclusão e Educação Inclusiva. Políticas públicas na Educação Especial no cenário internacional e, em especial, no Brasil; Processos educativos da educação inclusiva: experiências em âmbito escolar e não-escolar. Fundamentos e recursos pedagógicos para inclusão: acessibilidade, desenho universal, tecnologias assistivas. Produtos e Serviços de Tecnologia Assistiva para a autonomia, desenvolvimento, aprendizado e inclusão social e digital do aluno com necessidades educacionais especiais.

Bibliografia:


PGCC014 - Engenharia de Software Experimental

Ementa:

Introdução a princípios de experimentação; Experimentação e Engenharia de Software Experimental (ESE); Métodos e técnicas de experimentação aplicados a engenharia de software: estudo de caso, survey, experimento controlado, mineração em repositório de software e outros. Estudos secundários: revisões e mapeamentos sistemáticos; Projeto, execução e avaliação de experimentos em engenharia de software; Métricas; Empacotamento e replicação de experimentos; Métodos estatísticos e análise de dados em ESE; Coleta e análise de dados qualitativos em ESE.

Bibliografia:


PGCC015 - Inteligência Computacional

Ementa:

Introdução à Inteligência Computacional. Neurônio Artificial e Arquiteturas de Redes Neurais. Redes Neurais Multicamadas. Support Vector Machines. Redes Convolucionais. Generalização e Superadaptação. Aprendizado Supervisionado, Treino e Teste. Computação Evolutiva. Representação, Operadores de Variação, Técnicas de Seleção. Lógica e Conjuntos Fuzzy. Inferência Fuzzy e Sistemas Fuzzy. Aplicações de Inteligência Computacional.

Bibliografia:


PGCC016 - Interação Humano-Computador

Ementa:

Design e avaliação de interfaces humano-computador. Fatores humanos em IHC. Usabilidade. Acessibilidade e Design Universal. Métodos de design. Métodos de avaliação. Resolução de problemas. Ética em pesquisa em IHC. Tópicos Especiais em IHC.

Bibliografia:


PGCC017 - Jogos Digitais

Ementa:

História dos Jogos Digitais. Teoria dos Jogos. Teoria dos Jogos Digitais. Taxonomia dos Jogos Digitais. Design de Jogos Digitais. Componentes Artísticos para Jogos Digitais: Interface, Áudio, Ilustração e Animação. Análise e Projeto de Jogos Digitais: Arquiteturas, Padrões, Ontologias e Game Design Canvas - GDC. Motores de Jogos 2D e 3D. Física de Jogos 2D e 3D. Jogos Sérios e Gamification. Jogos Educativos e Game-Based Learning. Jogos em Hardware e Multiplataforma: Web, Mobile, Desktop, Instant Messaging - IM. Monetização de Jogos Digitais. IA para Jogos Digitais. Tecnologias para Massive Multiplayer Online Games - MMOG. Jogos para Saúde. Jogos para Realidade Virtual e Aumentada, Interfaces Homem-Jogador para Jogos Digitais.

Bibliografia:


PGCC018 - Métodos Computacionais em Finanças

Ementa:Finanças quantitativas e computacionais. Dados financeiros. Modelos para volatilidade. Medidas de risco. Gestão de risco. Métodos de simulação. Backtesting e testes de estresse. Probabilidade e inferência estatística. Testes de hipótese. Regressão e correlação. Análise de séries temporais. Otimização de carteiras.

Bibliografia:


PGCC019 - Produtos e Práticas de Software

Ementa:

Engenharia de software do ponto de vista do produto. Requisitos, análise, arquitetura, design, implementação, verificação, testes, implantação, evolução e manutenção de software. Práticas de software. Práticas versus processos. Engenharia de software centrada no humano. Interface sócio-técnica em engenharia de software. Mineração de repositórios de software e software analytics.

Bibliografia:


PGCC021 - Visão Computacional

Ementa:

Introdução à visão computacional. Formação da imagem. Dispositivos de captura e representação. Cor e textura. Transformações e melhoramentos de imagens. Filtros. Segmentação. Rastreamento. Reconhecimento e classificação de padrões. Aplicações e tópicos avançados.

Bibliografia:

GONZALEZ, R.C.; WOODS, R.E. Digital Image Processing. 3rd. ed. Addison-Wesley, 2008.

DAVIES, E. R.Computer Vision: Principles, Algorithms, Applications, Learning, 5th. Ed. Academic Press, 2017

GOMES, J.; VELHO, L. Image Processing for Computer Graphics. Springer-Verlag, 1997.

Artigos em www.periodicos.capes.gov.br e outros sites.


PGCI001 - Tecnologia e Inovação (disciplina optativa interprogramas de pós-graduação)

Ementa:

Conceitos de Inovação. Propriedade Intelectual. Prospecção Tecnológica. Políticas, Sistemas e Modelos de CT&I. Marco Legal de inovação. Financiamento de Inovação. Empreendedorismo Tecnológico.


PGCC022 - Tópicos Especiais em Software e Sistemas Computacionais I

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC023 - Tópicos Especiais em Software e Sistemas Computacionais II

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC024 - Tópicos Especiais em Software e Sistemas Computacionais III

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC025 - Tópicos Especiais em Software e Sistemas Computacionais IV

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC026 - Tópicos Especiais em Software e Sistemas Computacionais V

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC027 - Tópicos Especiais em Software e Sistemas Computacionais VI

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC028 - Tópicos Especiais em Computação Inteligente I

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC029 - Tópicos Especiais em Computação Inteligente II

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC030 - Tópicos Especiais em Computação Inteligente III

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC031 - Tópicos Especiais em Computação Inteligente IV

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC032 - Tópicos Especiais em Computação Inteligente V

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.


PGCC033 - Tópicos Especiais em Computação Inteligente VI

Ementa:

Tópicos de pesquisa recentes selecionados pelo docente.

Bibliografia:

Relacionada ao tópico selecionado.