Eventos
Seminários em Ciência da Computação do PGCC-UEFS
Para se inscrever, acesse nosso canal no YouTube, inscreva-se no canal e selecione a opção 'Definir Lembrete' no próximo seminário. Confirme presença também através do evento no Facebook.
19/08/2020, quarta-feira, 10h - 12h (agendado)
FIoT: Um Framework baseado em Agentes de Software para Aplicações Auto-adaptativas de Internet das Coisas
Resumo: A Internet das Coisas (IoT) tem promovido a conexão de qualquer 'coisa' com a Internet, a exemplo de carros, roupas e comidas, gerando assim, uma grande diversidade de aplicações. Devido ao grande volume e variedade de 'coisas' conectadas, faz-se necessário habilitar os dispositivos para que se auto-adaptem. Por fazerem parte do mesmo domínio, muitas dessas aplicações compartilham das mesmas funcionalidades, a exemplo da identificação de 'coisas' no cenário de aplicação, do processo de leitura dos sensores e do processo de armazenamento de dados. Aspectos relacionados ao processo de auto-adaptação também podem ser compartilhados. Desta forma, neste seminário será apresentado um software framework elaborado para o desenvolvimento de aplicações auto-adaptativas no domínio de Internet das Coisas e três aplicações instanciadas a partir desse framework.
Convidada
Nathalia Nascimento é doutora (2019) pelo Programa de Pós Graduação em Informática na PUC-Rio (CAPES 7), realizando parte do doutorado na University of Waterloo - Canadá (2018). Tem como áreas de pesquisa: Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Engenharia de Software. Já apresentou trabalhos científicos relacionados aos temas em conferências da NASA, IBM, no Vale do Silício, em Singapura, entre outras. Bacharel em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia (2012), fez parte da graduação na Universidade Técnica de Lisboa (UTL) - Portugal. Atualmente, atua como pesquisadora da University of Waterloo (Canadá). Co-fundadora da orientaMED, startup de saúde que tem como base a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial. A orientaMED foi reconhecida pela Estação Hack do Facebook como a startup de maior impacto social do estado do Rio de Janeiro, já tendo conquistado alguns prêmios dentro e fora do Brasil.
05/08/2020, quarta-feira, 10h - 12h (gravado e disponível no YouTube)
Recuperação de imagens baseada em rascunhos utilizando aprendizado de representações com deep learning
Resumo: A visão computacional é um problema de pesquisa fascinante. Ainda que métodos de deep learning tenham obtidos resultados impressionantes, ainda há lacunas importantes. Por exemplo, humanos aprendem conceitos visuais a partir de poucos exemplos e mesmo considerando diferentes mídias. Um humano consegue entender e reconhecer o mesmo rosto de uma pessoa em uma a fotografia, uma pintura feita por um artista do mesmo rosto, uma caricatura e até mesmo um traço feito a mão livre. Nessa palestra será descrito como redes neurais conseguem aprender características visuais para domínios distintos, em particular rascunhos, ou desenhos feitos à mão livre, e imagens fotográficas, permitindo recuperar imagens utilizando rascunhos.
Convidado
Moacir Antonelli Ponti é professor associado no ICMC, Universidade de São Paulo (USP), São Carlos desde 2010, e possui doutorado e mestrado pela Universidade Federal de São Carlos. Tendo realizado estágio pós-doutoral na University of Surrey, Reino Unido, é atualmente bolsista produtividade do CNPq nível 2, e realiza pesquisa nas áreas de Aprendizado de Representações para Imagens, Sinais e Vídeo, com aplicações e investigações teóricas relacionadas ao processamento e reconhecimento desses dados. Co-autor do livro Machine Learning: a practical approach on the statistical learning theory (2018) e de artigos científicos em conferências e revistas de impacto na área.
SEMINÁRIOS ANTERIORES:
15/07/2020, quarta-feira, 10h - 12h (gravado e disponível no YouTube)
Avaliação automatizada de algoritmos, programação e design visual com CodeMaster
Resumo: A inclusão do ensino de computação na Educação Básica é de suma importância para preparar os alunos para os desafios do século XXI. Desta forma, surge a necessidade de avaliação das competências adquiridas em relação a algoritmos e programação como parte do pensamento computacional e design visual. Assim, neste seminário será apresentada uma ferramenta de avaliação automatizada e resultados de avaliações quanto a sua confiabilidade e validade.
Convidada
Nathalia Alves é aluna de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pela UFSC. Atualmente faz parte do Grupo de Qualidade de Software e da Iniciativa Computação na Escola, ambos coordenados pela sua orientadora professora Dra. Christiane Gresse von Wangenheim.
17/06/2020, quarta-feira, 10h - 12h (gravado e disponível no YouTube)
A experiência de cooperação do Jusbrasil com o pesquisadores da UFAM em sistemas de busca
Resumo: Vamos um pouco sobre a cooperação que iniciamos no fim do ano de 2019. A apresentação será bastante informal e destacará alguns desafios de pesquisa que devemos enfrentar ao logo dos próximos dois anos, dando uma visão geral sobre como funcionam os sistemas de coleta, indexação e busca por informação do Jusbrasil.
Convidados
Edleno Moura é professor do ICOMP/UFAM desde 2002. Concluiu seu Doutorado em Computação na UFMG em 1999. Atua no PPGI, onde já foi coordenador e formou 36 mestres e 5 doutores. Possui atualmente bolsa de produtividade em pesquisa nível 1B no CNPq e é autor de mais de 100 artigos científicos, com pesquisas principalmente na área de recuperação de informação e sistemas de busca. Além de ter atuado em vários projetos de pesquisa, tem atuado em ações de empreendedorismo na região, onde participou da criação de startups de tecnologia Akwan, Neemu, Zunnit e Teewa, além de ter participação na instalação da Méliuz e da JusBrasil em Manaus. Tem sido membro do comitê de programa das principais conferências mundiais da sua área nos últimos 15 anos, incluindo SIGIR, WWW, WDSM e CIKM, dentre outras.
Andrews Medina é Diretor de Tecnologia do Jusbrasil. Tem 20 anos de experiência em desenvolvimento de software, e antes do Jusbrasil foi líder técnico na Globo.com. Contribui com projetos open source, como Django, Docker, PyPy e criou e mantém alguns projetos como Splinter e Tsuru. Além disso palestrou sobre tecnologia e programação em vários eventos como PythonBrasil, Apache Colab, FISL entre outros.