Seminários em Ciência da Computação do PGCC-UEFS

Para se inscrever, acesse nosso canal no YouTube, inscreva-se no canal e selecione a opção 'Definir Lembrete' no próximo seminário. Confirme presença também através do evento no Facebook.

• 01/07/2020, quarta-feira, 10h - 12h (cancelado por força maior, nova data a ser anunciada)

Avaliação automatizada de algoritmos, programação e design visual com CodeMaster

Resumo: A inclusão do ensino de computação na Educação Básica é de suma importância para preparar os alunos para os desafios do século XXI. Desta forma, surge a necessidade de avaliação das competências adquiridas em relação a algoritmos e programação como parte do pensamento computacional e design visual. Assim, neste seminário será apresentada uma ferramenta de avaliação automatizada e resultados de avaliações quanto a sua confiabilidade e validade.

Convidada

Nathalia Alves é aluna de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pela UFSC. Atualmente faz parte do Grupo de Qualidade de Software e da Iniciativa Computação na Escola, ambos coordenados pela sua orientadora professora Dra. Christiane Gresse von Wangenheim.

SEMINÁRIOS ANTERIORES:

• 17/06/2020, quarta-feira, 10h - 12h (gravado e disponível no YouTube)

A experiência de cooperação do Jusbrasil com o pesquisadores da UFAM em sistemas de busca

Resumo: Vamos um pouco sobre a cooperação que iniciamos no fim do ano de 2019. A apresentação será bastante informal e destacará alguns desafios de pesquisa que devemos enfrentar ao logo dos próximos dois anos, dando uma visão geral sobre como funcionam os sistemas de coleta, indexação e busca por informação do Jusbrasil.

Convidados

Edleno Moura é professor do ICOMP/UFAM desde 2002. Concluiu seu Doutorado em Computação na UFMG em 1999. Atua no PPGI, onde já foi coordenador e formou 36 mestres e 5 doutores. Possui atualmente bolsa de produtividade em pesquisa nível 1B no CNPq e é autor de mais de 100 artigos científicos, com pesquisas principalmente na área de recuperação de informação e sistemas de busca. Além de ter atuado em vários projetos de pesquisa, tem atuado em ações de empreendedorismo na região, onde participou da criação de startups de tecnologia Akwan, Neemu, Zunnit e Teewa, além de ter participação na instalação da Méliuz e da JusBrasil em Manaus. Tem sido membro do comitê de programa das principais conferências mundiais da sua área nos últimos 15 anos, incluindo SIGIR, WWW, WDSM e CIKM, dentre outras.

Andrews Medina é Diretor de Tecnologia do Jusbrasil. Tem 20 anos de experiência em desenvolvimento de software, e antes do Jusbrasil foi líder técnico na Globo.com. Contribui com projetos open source, como Django, Docker, PyPy e criou e mantém alguns projetos como Splinter e Tsuru. Além disso palestrou sobre tecnologia e programação em vários eventos como PythonBrasil, Apache Colab, FISL entre outros.